Notícias

12º Encontro/Expotec

Flávia LeFevre no 12º Encontro

Feira tem cerca de 9 mil inscritos

A Associação Nacional para Inclusao Digital (Anid) realizou o12º Encontro Nacional da Anid e a Expotec 2019, dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa (PB). O tema norteador foi “A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho humano”. Foram registrados 8.964 inscritos, a grande maioria de jovens até 25 anos da Paraíba e de outros estados do Nordeste. A feira de exposições reuniu 52 expositores de produtos e serviços relacionados à área de Tecnologias da Informação e Comunicação e projetos de inovação tecnológica.

Os participantes tiveram acesso à 132 atividades entre palestras, seminários, painéis, oficinas, hackathon, competições de robótica e apresentações nos três dias do evento. Estudantes tiveram a oportunidade de atuar como voluntários auxiliando a organização e o andamento do evento. Ao todo, foram 102 voluntários que se revezaram em escalas por turno. Também foi realizado um laboratório de jornalismo com a produção de matérias em podcasts, textos e imagens.

Nesta edição foi firmada a parceria com duas importantes organizações de comunicação da PAraíba, o que deu amplitude e visibilidade ao evento na mídia. A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) transmitiu três programas ao vivo, de uma hora, na programação da Rádio Tabajara (FM 105.5), o “Eletriza Expotec”. O conteúdo foi de entrevistas e informações sobre tecnologia. E a TV Assembleia, da Assembleia Legislativa da Paraíba, produziu 6 programas, o “Em Discussão – Expotec 2019”, veiculados nos canais abertos da TV Assembleia, pela TV por assinatura e pelo canal do Youtube.

O evento contou com o serviço de Coleta Seletiva Solidária (CSS), realizada pelo Projeto de Extensão CSS da Universidade Estadual da Paraíba. Foram recolhidos cerca de 700 KG de resíduos sólidos e doados para associações de catadores.

Co-realizador do evento, o Governo do Estado da Paraíba realizou a competição de robótica Robotec e o último “Aulão do Enem do Se Liga no Enem”, programa para capacitação ao exame de seleção para universidades.

O 12º Encontro da Anid/Expotec é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e co-realização do Governo do Estado da Paraíba, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e parceiros.