Notícias

Pássaros voam em bando

Pássaros voam em bando

A história da Internet do século XVIII ao século XXI

Como essa grande rede foi construída?
Não seria possível responder a essa pergunta sem falar de computadores. Por isso, esse livro começa narrando o inconformismo de pioneiros que inventaram mecanismos para resolver cálculos. Depois, eles vislumbraram que essas máquinas poderiam servir como uma extensão da memória humana e, mais adiante, as pessoas e os computadores formariam uma simbiose capaz de ampliar as potencialidades de cada um: homem-máquina.
A história das conexões entre computadores inicia nos Estados Unidos e quem se aproxima para conhecer melhor a novidade é tomado pelo fascinante universo que se abre. A expansão das conexões em rede de computadores atinge os pioneiros brasileiros que abrem à força rotas de transmissão de dados até encontrarem-se com a Internet.
Hoje estamos aos milhões, bilhões conectados. Mas nem sempre foi assim. Entenda a trajetória desses pássaros que atravessaram limites – divisas – fronteiras, em bando.

Esse livro reúne fatos relevantes que tornaram  possível  a  conexão  de  computadores  do  Brasil  a  redes  no  exterior.

O  texto  toma  como  base  depoimentos  de  90  pessoas  diretamente   relacionadas   com   a   história - cinco delas integrantes do “Internet Hall  of    Fame”:  Vint  Cerf,  Steve  Crocker,   Demi   Getschko,   Tadao   Takahashi   e   Michael   Stanton   -   além  de  pesquisa  profunda  em  documentos diversos.

É escrito para quem deseja entender como a Internet nasceu e foi disseminada para vários países do mundo e como se expandiu no Brasil. Antes de abordar a rede global de computadores, explica como surgiram os computadores e como foi possível a comunicação entre as máquinas.

Uma leitura agradável, não é preciso ser um especialista em computação para entender a história. É “um trabalho de fôlego”, como disse Demi. Um livro que conecta acontecimentos e pessoas de épocas diferentes em um só bando de pássaros.

Número de páginas: 660 páginas    
Editora: Anid; Edição: 1 (2019)    
Idioma: Português    
Número ISBN: 978-65-80727-00-1