Notícias
Pássaros voam em bando
A história da Internet do século XVIII ao século XXI
Como essa grande rede foi construída?
Não seria possível responder a essa pergunta sem falar de computadores. Por isso, esse livro começa narrando o inconformismo de pioneiros que inventaram mecanismos para resolver cálculos. Depois, eles vislumbraram que essas máquinas poderiam servir como uma extensão da memória humana e, mais adiante, as pessoas e os computadores formariam uma simbiose capaz de ampliar as potencialidades de cada um: homem-máquina.
A história das conexões entre computadores inicia nos Estados Unidos e quem se aproxima para conhecer melhor a novidade é tomado pelo fascinante universo que se abre. A expansão das conexões em rede de computadores atinge os pioneiros brasileiros que abrem à força rotas de transmissão de dados até encontrarem-se com a Internet.
Hoje estamos aos milhões, bilhões conectados. Mas nem sempre foi assim. Entenda a trajetória desses pássaros que atravessaram limites – divisas – fronteiras, em bando.
Esse livro reúne fatos relevantes que tornaram possível a conexão de computadores do Brasil a redes no exterior.
O texto toma como base depoimentos de 90 pessoas diretamente relacionadas com a história - cinco delas integrantes do “Internet Hall of Fame”: Vint Cerf, Steve Crocker, Demi Getschko, Tadao Takahashi e Michael Stanton - além de pesquisa profunda em documentos diversos.
É escrito para quem deseja entender como a Internet nasceu e foi disseminada para vários países do mundo e como se expandiu no Brasil. Antes de abordar a rede global de computadores, explica como surgiram os computadores e como foi possível a comunicação entre as máquinas.
Uma leitura agradável, não é preciso ser um especialista em computação para entender a história. É “um trabalho de fôlego”, como disse Demi. Um livro que conecta acontecimentos e pessoas de épocas diferentes em um só bando de pássaros.