Notícias

Conexão IX.br


Pontos de troca de tráfego será tema do Encontro Regional de Provedores de Internet em Aracajú

O Gerente de Projetos e Desenvolvimento do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) Antonio Marcos Moreiras, estará no Encontro Regional de Provedores de Internet da Anid em Aracajú, dia 3 do próximo mês. Moreiras vai falar das vantagens em participar do "Internet Exchange" (IX), os pontos de troca de tráfego.

Ao participar de um IX.br (um ponto de troca de tráfego, o provedor melhora a qualidade de sua conexão com a rede, e isso é percebido por seus usuários.

- O IX.br proporciona a conexão direta do provedor com outras redes, isso faz com que a transmissão dos pacotes seja mais rápida. Também melhora a resiliência da rede, sua capacidade
de resistir à falhas. Por fim, gera economia. Como os custos de trânsito Internet são altos no Brasil, fazer peering costuma ser bastante vantajoso, explica Antonio Marcos Moreira.
De acordo com o gerente de Projetos do do Ceptro.br/NIC.br, no cenário atual, o ideal é estar presente tanto no IX.br de sua região, como em São Paulo, simultaneamente.

- O IX.br regional permite que o tráfego Internet da região fique na região. Ou seja, quando o usuário acessa o site de sua prefeitura, da universidade, ou de uma empresa local, os dados não são obrigados a viajar distâncias grandes, até São Paulo, ou até Miami, por exemplo, antes de chegar do outro lado. O ideal é que os provedores locais sempre conversem entre si localmente, no IX.br mais próximo, esclarece.

Por outro lado, em São Paulo há uma quantidade enorme de redes conectadas, incluindo provedores de acesso e também provedores de conteúdos e CDNs. Podemos citar por exemplo Netflix, Google, Facebook e Akamai, mas há inúmeras outras: quando um provedor se interliga ao IX.br em São Paulo, ele consegue fazer peering com muitas redes diferentes, envolvendo uma grande quantidade de dados, e isso é um grande diferencial.

Acima de tudo, Moreira alerta:

- Cada caso é um caso. E cada provedor tem que avaliar a sua situação particular para decidir o que é melhor.

Ascom Anid |  Foto: divulgação

Encontro Regional de Provedores da Anid

03 de dezembro de 2015

Abertura: 9h

Local: Mercure Hotel - Av. Santos Dumont, 1500, Praia de Atalaia, Aracajú (SE)