Notícias

Infraestrutura e expansão

Road Show foi realizado na Associação Comercial em Uruguaiana

Road Show chega a Uruguaiana, último município da temporada

Nesta quinta-feira, 26/09, foi realizado o Road Show Infraestrutura da Internet, na Associação Comercial, na cidade de Uruguaiana (RS), promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid). O evento reuniu provedores regionais do Rio Grande do Sul, entre outros estados, que discutiram questões a respeito da expansão da banda larga na região.
Para o presidente da Anid, Percival Henriques, o encontro promove a integração entre os provedores regionais de Internet e propicia negociações em conjunto, reduzindo os custos junto aos fornecedores. Durante a fala, Percival esclareceu questões de financiamento para expansão de redes de fibra óptica.
Além de Percival Henriques, a abertura contou com Antonio Moreiras, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI/Nic.br) e com Maurício Peroni, da Anatel. Peroni destacou, entre outros temas, a necessidade de estabelecer critérios de organização no uso dos postes, como infraestrutura compartilhada.
Moreiras ministrou o mini-curso Boas práticas operacionais para Sistemas Autônomos, sobre como proteger a sua infraestrutura de roteamento BGP e os seus equipamentos, minimizando os problemas em sua rede e ajudando a melhorar a situação de toda a Internet.
O Road Show infraestrutura da Internet encerra as atividades desse ano em Uruguaiana. Realizado desde 2015, e já percorreu as cidades: Recife (PE), Campina Grande  e João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Petrolina (PE), Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belém (PA), Cuiabá (MT) e Montes Claros (MG) e Manaus (AM), Vitória (ES), Natal (RN), Goiânia (GO). É patrocinado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br) e contou com o apoio da Bnet Telecom em Uruguaiana.