Notícias

Escola Quântica

Com a computação quântica, o paradigma da computação será transformado

Inicia nesta segunda, dia 26

João Pessoa será a sede da 3ª Escola Quântica (Escola Avançada e Workshop de Informação e Computação Quântica), de 26/11 a 7/12. Início: Na segunda, dia 26/11 - às 9h.

Local: CCEN/UFPB – Auditório do Depto. Física.

http://www.quantumschool.org.br//site/index.php?2018

Pesquisadores nacionais e internacionais realizarão mini-cursos que irão abordar desde a introdução à computação quântica até os fundamentos da mecânica quântica,da informação quântica, passando pela filosofia da física e outros temas.

Evento aberto ao público.

A computação quântica já é uma realidade no mundo, especialmente nos Estados Unidos, na China, Inglaterra e Austrália. Trata-se de um equipamento com uma velocidade de processamento de dados drasticamente maior, que tornará obsoleto o mais potente supercomputador da atualidade, com capacidade de resolver problemas complexos rapidamente cujas soluções ainda não foram calculadas até hoje.

A aplicação que mais vem chamando a atenção dos pesquisadores é a possibilidade de comunicação de informações, o teletransporte quântico. É feito através do entrelaçamento quântico, a base para tecnologias emergentes, no caso, a computação quântica e a criptografia quântica.

A 3ª Escola Quântica é realizada a cada dois anos pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), o Governo do Estado da Paraíba e a Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande; e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br/NIC.br).