Notícias

Laboratório da UFPB desenvolve aplicativo em parceria com o Ministério do Planejamento


VLibras, desenvolvido no Lavid da UFPB, traduz textos selecionados em dispostivos digitais para LIBRAS, auxiliando na comunicação de surdos.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão lançou o tradutor Libras em Software Livre (VLibras). O aplicativo foi desenvolvido através de parceria com o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID) do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e faz a tradução de conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. Pode ser baixado livremente para computadores, tablets, smarthphones e outros dispositivos digitais.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os deficientes auditivos representam 5,1% da população brasileira, o que em números gerais soma cerca de 10 milhões de de cidadãos que apresentam algum grau de surdez. O VLibras veio para atender a essa demanda. Ele faz a tradução para Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) de textos selecionados em qualquer software ou aplicativo instalado no computador, ou em aparelho celular e navegadores de Internet, todo esse processo de maneira simples, rápida e fácil.

A versão mobile do Vlibras já está disponível nas lojas da Google Play e na Apple Store. A versão para desktops pode ser baixada através do site do aplicativo. Além dessas versões, a equipe do projeto disponibiliza também plugins para navegadores de Interne, que irão permitir a execução do aplicativo sem precisar instalar diretamente no aparelho utilizado.

Processo colaborativo

O projeto é resultado de acordo de cooperação entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em seu Centro de Informática por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital, e conta ainda com o apoio do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

O projeto VLibras permite que colaboradores possam participar do processo de desenvolvimento das ferramentas, seja por meio da adição de novos sinais, edição dos sinais existentes ou de todo o conjunto da Suite Vlibras, tornando o desenvolvimento mais produtivo. Todas as ferramentas são de código aberto e estão sendo disponibilizadas no Portal do Software Público.

Assista ao vídeo de demonstração, baixe a versão do VLibras:

http://vlibrasplayer.lavid.ufpb.br/.

Conheça também a página da ferramenta no site do Governo Eletrônico e no Facebook –http://www.facebook.com/vlibras?fref=ts.

Fonte: Site Ministério do Planejamento