Notícias

Hackathon


Alunos vencedores criam aplicativo que facilitam o pagamento de contas

Após 24 horas de trabalho intermitente, tentando resolver desafios de programação e enfrentando dezenas de concorrentes, as equipes do Centro de Informática (CI) da UFPB foram classificadas em 1o e 3o lugares na I Hackathon Conductor, realizada no final de semana, em João Pessoa.

A equipe vencedora é integrada pelo estudante do curso de Ciência da Computação, Fernando Brito ; pelo Engenheiro de Computação, Gustavo Sobral, e pelo profissional de Ciência da Computação, David Guilherme. Eles criaram um aplicativo chamado "Troquinho", que se propõe a arredondar os valores das compras efetuadas no cartão de crédito. O excedente é depositado em uma espécie de cofrinho digital.

Em 3o lugar ficaram os alunos Gustavo Sampaio e Afonso Maia, do curso de Ciência da Computação do CI. O aplicativo é o DesblocPay, que ajuda a reduzir o tempo gasto em pagamentos de contas. Um exemplo de utilização é quando um grupo de amigos resolve ir a um restaurante e, na hora de pagar, o garçom gera a conta para uma das pessoas e essa pessoa distribui os valores entre os amigos que estão com ela, através do aplicativo. O software tem outras aplicações, no caso de contas divididas entre pessoas.

O professor Alisson Brito, do curso de Engenharia da Computação do CI, foi um dos avaliadores da maratona. Em entrevista à TV Cabo Branco, ele ressaltou que a aplicabilidade do aplicativo e o design proposto são dimensões que compõem os critérios de avaliação.

O evento hackathon foi promovido pela empresa Conductor, especialista no segmento de serviços de tecnologia em meios de pagamento.
O hackathon reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

A reportagem produzida pela TV Cabo Branco foi exibida na edição do Bom Dia PB de hoje e pode ser vista no link:
http://g1.globo.com/pb/paraiba/bom-dia-pb/videos/t/edicoes/v/veja-como-foi-o-evento-hackathon/5666788/

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI