Notícias

Facebook Ads ou Google Adwords?


Vítor Horvath, da agência Firma, falou em artigo sobre qual a melhor alternativa para investimento

Sempre que essa pergunta surge, o Adwords é a primeira opção a vir à mente. Talvez porque a ferramenta de Links Patrocinados do Google tenha sido de fato a primeira opção a apresentar resultados concretos para os anunciantes e acabou se consolidando como a referência do mercado.

No entanto, com o crescimento do Facebook e a evolução dos Facebook Ads, outra ótima opção surgiu e passei a receber perguntas frequentes dos nossos clientes sobre qual dessas duas redes produz melhores resultados, ou seja, vale a pena investir mais.

Entendemos que as duas são importantes e funcionam de maneira complementar. De forma bastante resumida, o Google Adwords é excelente para captar demanda já existente, enquanto o Facebook é muito bom para gerar demanda.

Vantagens e desvantagens do Google Adwords

Há um banner do Google que diz o seguinte: “Sabe quem precisa de um Táxi? Pessoas que buscam por táxi. É por isso que os anúncios do Google funcionam”.

De fato essa é a grande vantagem do Google Adwords: os usuários estão efetivamente buscando pelo assunto. Isso garante uma taxa de respostas consideravelmente maior e costuma atrair usuários mais “prontos” para a compra.

Por outro lado, os usuários que ainda não sabem que têm o problema não vão fazer buscas sobre o tema, e por consequência não são atingíveis via Adwords. Além disso, as opções de segmentação costumam ser muito mais limitadas e, devido à concorrência em diversos mercados, os preços também costumam ser mais altos.

Vantagens e desvantagens do Facebook Ads

Uma das grandes vantagens de uso do Facebook Ads é atrair potenciais clientes que ainda estão em estágios bem iniciais de preparação e interesse para a compra. Isso porque o anúncio está presente sem que o usuário busque ou demonstre um grande interesse no assunto.

Além disso, com os anúncios do Facebook é fácil fazer com que o usuário curta a página da empresa e crie um vínculo para ser trabalhado ao longo do tempo, ganhando mais confiança na empresa e lembrando-se dela quando o momento de compra chegar. É uma conversão mais suave do que o “tudo ou nada” do Adwords.

Ambas as redes oferecem ótimos benefícios e o orçamento pode ser balanceado para os tipos de resultados que forem prioridade para a empresa.