Notícias

Novas mídias em convergência


A força das redes sociais domina a pauta de empresas tradicionais de comunicação

A força das redes sociais domina a pauta de empresas tradicionais de comunicação

Youtubers. Vloguers. Esses são os atuais VJs (Video Jockey), uma geração de jovens que conhece o seu espaço para falar o que pensa na Internet e o faz muito bem. Se não bastasse, um grande público os assiste, e muitos deles vão parar em programas de TV ou ganham muito dinheiro com seus canais no YouTube. Essa e outras redes sociais têm influenciado o dia a dia de grandes redações de jornais, rádio e de televisão, que inserem na pauta assuntos “curtidos” ou compartilhados por um grande número de pessoas nas redes.

Youtubers, vloguers, jornalistas da web, produtores multimídia, têm encontro marcado para dia 14 agosto em Brasília. O primeiro Encontro de Youtubers de Brasília acontecerá no Fnac Parking Shopping.

Desde o barateamento dos gadgets de produção de vídeo e a maior difusão da banda larga entre o grande público, a Internet se tornou um dos meios mais acessíveis e democráticos do mundo para quem tem o que contar. A vontade de aparecer na TV junto ao crescente acesso de pessoas a sites de compartilhamento de vídeos, levou as pessoas a colocarem mais a sua cara nos vídeos publicados na rede. Os vloguers, youtubers, jornalistas da web, produtores multimídia, hoje tem seu espaço e público bem definidos na rede. Os vídeos podem abranger os mais variados temas das mais diversas maneiras – afinal, estamos falando da Internet, onde vídeos de artistas de rua, bichos fofos, propagandas e anúncios presidencias dividem o mesmo espaço nesta terra onde a diversidade é lei.

Monitor de TV antigo com ícones de redes sociais na telaAs discussões na Internet tomam as ruas e vice-versa. A agenda virtual, então, tem influenciado a agenda dos grandes meios de comunicação. Programas de TV tem apresentado como nunca o que é tendência no mundo virtual, seja entretenimento, seja acontecimentos factuais, seja casos surpreendentes. O G1 (portal de notícias da Globo) abriu espaço na programação para informar as últimas notícias da rede; ou seja, além do que a Internet já ditava nas redações para a produção de matérias, quadros, debates dentro dos programas, agora ganhou o próprio espaço para ser pautada no cotidiano da população brasileira.

A chefe de redação da TV Cabo Branco (filiada à Globo na Paraíba), Giulliana Costa, analisa a contribuição dos telespectadores e como elas influenciam as pautas do telejornal.

- Hoje, é impossível ter agilidade sem a ajuda da internet. Não consigo me ver mais, fazendo televisão sem internet. Não sei como fazíamos isso antes, pois hoje é enorme a facilidade proporcionada pela internet para se chegar aos portais, blogs e sites de notícia, e de outros portais variados - salienta.

Quando indagada sobre quais os critérios para utilizar algo da internet, ela diz que são vários:

- Descobrir se a fonte é honesta e idônea; se o material é realmente relevante para o jornal e para o telespectador; se as imagens vão comprometer alguém que não terá como se defender, pois nesse caso temos que ir atrás da defesa dessa pessoa; se essa imagem vai atrair audiência; se a imagem vai ser impactante e segurar a atenção do telespectador; se o vídeo tem qualidade para exibição; se realmente vai surtir um resultado positivo para o telejornal, lembrando que o objetivo final é informar e gerar conhecimento para as pessoas.

Youtubers em Brasília

O primeiro encontro de youtubers de Brasília busca promover uma roda de diálogos entre os produtores de conteúdo na rede e proporcionar uma troca cultural entre os participantes.

- Estudar e pesquisar novas mídias, sempre foi uma paixão. Ter a oportunidade de colocar isso para o público é, acima de tudo, abrir a reflexão da importância para os comunicadores das novas mídias- conta Eldo Gomes, jornalista e organizador do evento que contará com nomes de grande sucesso no YouTube como Amanda Valverde, fenômeno da rede com mais de 12 milhões de visualizações.

O ativista digital, jornalista e organizador de encontros de ativistas digitais e blogueiros, Aparecido Lima – mais conhecido como Cidóli – ressalta a importância desses encontros:

- Todo encontro é de suma importância para trocar experiências entre os participantes e ver o que está acontecendo no mundo deles. Apresentação de novidades, propostas de organização, também devem ser debatidos.

As inscrições para o primeiro Encontro de Youtubers de Brasília são gratuitas e podem ser feitas neste link (https://goo.gl/cxNccW).

Youtubers encontram a fama

Num lugar tão heterogêneo, muitos youtubers conquistam a talvez tão sonhada fama de quando começaram a produzir seus vídeos e esse sucesso desperta o interesse de anunciantes e dos grandes meios de comunicação de massa. Os canais do YouTube tornaram-se grandes vitrines aos seus entusiastas. Empresas buscam os personagens desses canais para anunciar seus produtos ou simplesmente falar sobre a marca ou evento que vai acontecer, tudo na linguagem que a Internet criou.

A MTV é um grande exemplo de transitor do conteúdo virtual para o televisionado. Sempre com seu alvo no público jovem, a MTV se renova trazendo sempre o que é novidade na Internet porque ela quer falar a linguagem que seu telespectador fala e o consegue com primazia. Mas se engana quem pensa que só de entretenimento vive a Internet. O YouTube somado ao Facebook abriram as portas para ativistas digitais difundirem suas palavras ao público. Atualmente tudo tem sido motivo para discussão nas redes sociais; sendo a rede, social – no seu sentido mais literal -, como estar longe dos olhos dos noticiários?

Ascom Anid