Notícias

Aluno cria plataforma que avalia professores

TopProfessors.com gera perfil de professores pela avaliação de alunos.

O estudante Roberto Oliveira, do curso de Ciência da Computação do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB), desenvolveu o TopProfessors.com, uma plataforma on-line que pretende oferecer uma visualização do perfil de professores universitários, a partir da avaliação de alunos e ex-alunos. O portal se diferencia de outras iniciativas do gênero porque objetiva disponibilizar, pela primeira vez, a avaliação de professores de quase todas as instituições de ensino superior do mundo.

Criado sob a orientação do professor Eudisley Anjos, do CI, o TopProfessors.com já cadastrou mais de 120 mil professores do Brasil e vai incluir, na próxima etapa, educadores de instituições de nível superior da América do Norte e do Sul, Europa e Ásia. Segundo Roberto Oliveira, a ferramenta de busca está disponível em português, mas na próxima versão também vai oferecer conteúdos em idiomas como inglês, espanhol e mandarim, a língua falada na China.

O desenvolvedor explicou que a plataforma permite uma constante atualização dos dados, possibilitando aos estudantes avaliarem seus professores com frequência, mantendo o anonimato. Ao acessar a ferramenta on-line os alunos encontram sete itens (tags) de avaliação e oferecem uma nota de zero a 10 para cada um deles. A média da avaliação aparece como a nota geral de cada docente.

As questões apresentadas pelo portal são: se inspira alunos; se é respeitado pelos alunos; realiza muitas provas; se propõe trabalhos em grupo; se raramente falta à aula; critérios para correção de provas e se é prestativo com os alunos.

Conforme o estudante de Ciência da Computação, através desse portal é possível avaliar o domínio que o professor tem sobre o assunto que leciona, a clareza na exposição de ideias, além da assistência que oferece aos alunos em sala de aula e também em reuniões extraclasse.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CI