Notícias

Lançamento VLibras


Em Brasília, Ministério do Planejamento lança aplicativo criado na UFPB

Cerca de dez milhões de brasileiros com algum grau de surdez serão beneficiados com o aplicativo Suíte VLibras, criado pela equipe do Núcleo Lavid do Centro de Informática (CI) e que será lançado nesta quinta-feira, 05, em Brasília, pelo Ministério do Planejamento.
O software consegue identificar 11 mil códigos (sinais) diferentes e traduz textos, áudios e vídeos para a língua Brasileira de Sinais (Libras).
A ferramenta, de uso público, já está sendo disponibilizada em todos os portais do Governo Federal. Para acessar, os surdos terão apenas que baixar o aplicativo no computador ou em outra plataforma móvel como o celular.
Para a solenidade de lançamento do aplicativo, às 9h, o Ministério convidou a equipe do Lavid, que será representada pelo coordenador do projeto, Tiago Maritan, e pelos pesquisadores Renan Soares, Erickson Silva, Danilo Assis. Às 10h45, o professor Maritan fará uma apresentação da Suite VLibras aos participantes.
A equipe do Lavid também foi convidada a ministrar duas oficinas sobre o software, dia 06, dirigida a membros de entidades que representam pessoas com deficiência auditiva e profissionais de informática.
A primeira oficina abordará o tema " Apresentação das Tecnologias e Passagem do Conhecimento" e a segunda versará sobre "Operação e Uso da Suíte VLibras".

Fonte: Assessoria de Comunicação do CI