Notícias

Governo entrega conversores digitais


Conversores de TV analógica para o sistema digital foram entregues a beneficiários do programa Bolsa Família, em Rio Claro (GO)

O ministro interino das Comunicações, Francisco Ibiapina, entregou na última segunda-feira, dia 19, na cidade de Rio Verde, no interior de Goiás, conversores digitais a beneficiários do Bolsa Família. Os aparelhos permitem que as famílias de baixa renda tenham acesso ao sinal digital mesmo nos televisores mais antigos, o que garante, de forma gratuita, mais qualidade de som e imagem, conteúdos adicionais e interativos nas grades das emissoras além de informações de utilidade pública

A cidade de Rio Claro (GO), será a primeira do país a ter o sinal analógico desligado. Até 2018 a conversão para sinal digital deverá ser concluída em todo o país. O município foi escolhido para sediar o teste-piloto do desligamento do sinal analógico de TV. A entrega de conversores para famílias de baixa renda segue a diretriz da legislação que estabelece que uma frequência de sinal só pode ser desativada quando pelo menos 93% dos usuários estiverem aptos a utilizar a nova frequência. Para quem ainda tem TVs analógicas, os conversores para o sistema digital já estão disponíveis no mercado, mas há cerca de 15 milhões de famílias de baixa renda no Brasil que não podem comprar o aparelho. Para elas o governo federal que irá distribuir gratuitamente os conversores.

Sobre a inciativa o ministro interino, Francisco Ibiapina, ressaltou a importância e marco histórico que esse processo representa para o Brasil:

- Um aspecto subjetivo, que não é mensurado diretamente, é o envolvimento da sociedade com a TV Digital. A comunidade de Rio Verde fez a diferença para alcançar esse salto tecnológico. Esse marco tecnólogo mostra que o país está sendo pioneiro, pois teremos o primeiro município sul-americano com sinal totalmente digital – destacou o ministro.

Fonte e foto: Ministério das Comunicações