Projetos que a ANID desenvolve

Projetos

  • JUNTS

    O nome é sugestivo: Junts! “Junte-se”, “juntos”; é uma convite para interagir na Internet sem deixar de estar com outras pessoas.

    O JUNTS é um  programa social da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) que tem como objetivo proporcionar conexão à Internet gratuita em locais de alta concentração de pessoas, como praças, bibliotecas públicas, instituições públicas, etc.

    É uma experiência de Internet Livre; construída com recursos próprios da Anid. Presente em mais de 30 locais em funcionamento, na Paraíba.
    Esse esforço promove a inclusão digital para jovens e adultos e leva oportunidade de emprego, geração de renda, construção do conhecimento, educação e melhoria da qualidade de vida para as pessoas. Com o JUNTS, as pessoas têm acesso à informação, conhecem as novidades, podem fazer cursos à distância, pesquisas, ou trocar ideias com outras pessoas.Para acessar, basta fazer um cadastro. É gratuito e garante a segurança do serviço.
     

    O cadastro em um ponto do JUNTS garante acesso em todos os outros. Existem vários instalados em toda a Paraíba. No JUNTS as pessoas podem acessar a Internet se restrição alguma, com acesso a tudo o que a rede mundial de computadores oferece.

    Sem a intenção de concorrer com provedores de acesso, esta é uma forma de democratizar a informação.

    No  Nordeste, 34% das pessoas nunca acessaram a Interent. Estão em uma uma condição de desigualdade. É para diminuir esse número que a Anid desenvolve o Junts.

  • Fibra óptica em domicílio

    Primeira etapa

    Na primeira etapa do Projeto Nacional de Fibra Óptica em Domicílio, o projeto oferece incentivos a provedores associados para levar a Internet a domicílios em mais de 400 municípios. os provedores associados à Anid atenderam mais de um milhão de residências no Brasil.

    Uma das iniciativas do projeto em João Pessoa (PB) é a instalação de fibra óptica em residências que fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. A população de baixa renda passa a contar com o acesso à Internet em alta velocidade, contribuindo de forma significativa na inclusão digital dos brasileiros.

    A Zona Leste de São Paulo passou a ser atendida e conta com acesso à Internet rápida através da tecnologia de fibra óptica. A maior capital brasileira, bem como outras cidades, vive um paradoxo no acesso à Internet. Ao mesmo tempo em que o 4G está acessível em alguns bairros, a periferia não tem acesso à tecnologia. Essa é uma situação que vem sendo revertida através do Projeto Nacional de Fibra Óptica.

    Segunda etapa

    Propostas de compra conjunta:

    Provedores de Pernambuco (PE), Rio Grande do Norte (RN), Ceará (CE) e Paraíba (PB), que levam Internet para mais de 80 mil usuários, raelizaram um treinamento em FTTH” ministrado por Anna Xu, diretora de Mercado Externo da C-Data Technology.

    Após, em reunião na Anid para estudar propostas de compra conjunta de equipamentos de acesso à banda larga. A busca por soluções de acesso à banda larga e redução de custos por meio da importação direta é uma das propostas da segunda fase do Projeto Nacional de Fibra Óptica em Domicílio.

    O projeto visa ampliar o acesso de domicílios à banda larga através de fibra óptica.

  • Road Show Infraestrutura da Internet

    Road Show Infraestrutura da Internet

    O objetivo prioritário do Road Show Infraestrutura da Internet é fomentar a inclusão digital nos diversos estados brasileiros e mobilizar esforços no sentido de garantir maior penetração da banda larga em todas as regiões do país e fortalecer os arranjos produtivos locais baseados nas TICs.

    São realizadas palestras, reuniões e cursos. Entre o público interessado estão os provedores de internet, ASNs, representantes de órgãos como Fundações de Amparo à Pesquisa, Secretarias de Tecnologia, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), estudantes.

    Temas:

    • Aspectos tecnológicos e políticos da inclusão digital, estreitando relacionamentos com empresas ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação, acadêmicos, ativistas, agentes políticos e movimentos sociais.
    • Conhecimentos técnicos em fusão de fibra óptica.
    • Práticas operacionais para Sistemas Autônomos.
    • Identificação de indutores, oportunidades e desafios para a inclusão digital no Brasil.
    • Inovação e produção de conteúdo nacional como elemento mobilizador para economia digital.
    • Articulação com o NIC.br quanto à participação dos pequenos provedores nos Pontos de Troca de Tráfego existentes e criar demanda para os PTTs onde ainda não existam.

    O Road Show Infraestrutura da Internet iniciou em 2015 e já percorreu as cidades: Recife (PE), Campina Grande  e João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), São Luiz (MA), Petrolina (PE), Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS), Belém (PA), Cuiabá (MT) e Montes Claros (MG) e Manaus (AM),

    Parceria: Comitê Gestor da Internet no Brasil e Núcleo de Coordenação e Informação do Ponto BR (CGI.br e o NIC.br).

  • Internet No meu CEP

    É um serviço que a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) oferece para provedores regionais de Internet e para os consumidores.

    Trata-se um site de busca na Web para o consumidor encontrar provedores de Internet.

    Quando o internauta (futuro cliente) pesquisar serviços de provedor de Internet:

    Vai encontrar o site internet.nomeucep onde ele vai consultar pelo CEP e saber quais os provedores de Internet atendem a rua onde ele mora e os planos em oferta.

    O internauta poderá escolhe:
    - serviços,
    - velocidades e
    - preços.

    E manda um pedido para instalação.

    Vitrine para o provedor:

    Os provedores regionais estarão na vitrine da busca por serviços de acesso à Internet.

    Quando o internauta digitar o CEP onde o provedor tem rede, sua empresa mostrará informações: Logomarca Pacotes, serviços e preços. Contato.

    Facilidades para o consumidor:

    O Internet.nomeuCEP reúne em um só lugar as empresas que podem prestar o serviço.

    Depois que o internauta solicitar mais informações:

    - O PROVEDOR receberá por e-mail um aviso de que houve a solicitação.
    - O provedor terá acesso aos dados do interessado através do sistema e fazer contato.
    - O consumidor poderá avaliar o serviço depois de atendido.

    Cadastro gratuito:

    O provedor cadastra gratuitamente seus planos e serviços nessa rede.

    VANTAGENS PARA O PROVEDOR

    O provedor será contatado por demanda. Estar em um ambiente virtual seguro.

    A empresa terá mais chances de aparecer nas buscas gerais feitas através do Google.

    Simples de inserir os CEPs e atualizar a ampliação da rede.

    Todos os provedores capacitados têm chances iguais de fechar negócios.

    VANTAGENS PARA O INTERNAUTA

    Encontrar serviços.

    Comparar ofertas. Ter opções focadas em sua necessidade.

    Estar em um ambiente virtual seguro.