Notícias

Debate sobre inovações atrai ISPs

Percival Henriques apresenta as vantagens em se cadastrar no Internet no Meu CEP

O Road Show Infraestrutura da Internet, em Natal (RN), abordou legislação e compartilhamento de infraestrutura, entre outros temas

O Road Show Infraestrutura da Internet iniciou em Natal, capital do Rio Grande do Norte, no auditório do Sebrae-RN, nesta quinta-feira (28/03), com o curso de fusão de Fibra Óptica, ministrado por Lindenberg Freitas. Os participantes aprenderam técnicas para executar a fusão em cabos de fibra óptica partidos em áreas externas, onde as intempéries são fatores de risco para um resultado satisfatório.

No Encontro de Provedores de Internet, na sexta, os empresários e técnicos do setor de provimento de Internet tiveram contato com o Gerente de Projetos da Cosern, Victor Hugo Gomes da Silva, que falou sobre o “Uso Compartilhado da Rede Elétrica”. Depois da apresentação os provedores fizeram muitas perguntas sobre a legislação acerca do compartilhamento de infraestrutura e o envio de projetos para a companhia elétrica.

Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão digital (Anid), apresentou o serviço de busca de provedores de Internet pelo CEP na Web “Internet no meu CEP”. Trata-se de um site com informações de atendimento para instalação Internet no qual o internauta interessado em contratar um provedor terá contato da empresa e solicitará o serviço. O serviço é oferecido gratuitamente pela Anid e está em fase de cadastramento de provedores. Vários provedores fizeram seus cadastros no dia.

O Encontro teve ainda palestra sobre a legislação tributária sobre os serviços específicos de provisão de Internet, dada pela consultora tributarista Maria Imaculada Teixeira. Halysson Barbosa Mendonça, da Anatel, Falou sobre “Regulamentação da Anatel em Relação aos Provedores de Internet” e o professor Felipe Denis Mendonça De Oliveira (UERN) sobre “Segurança da Internet” ao final, foi realizado um debate sobre a potencialidade do Ponto de Troca de Tráfego (IX.br/Natal).


O evento, em Natal, teve o apoio da Antena Parts, empresa de distribuição de equipamentos eletrônicos para redes e do Sebrae - RN. O Road Show Infraestrutura da Internet é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br)