Notícias

Manifesto


Povos indígenas, quilombolas e movimentos sociais emitem carta em prol de direitos e pela inclusão digital

No último dia 10, no Centro de Convenções de João Pessoa, ocorreu o II Seminário “Desafios e Soluções para a Inclusão Digital de Comunidades Urbanas, Rurais e Povos Tradicionais”, evento paralelo ao 10º Encontro Nacional da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid). O evento reuniu mais de 150 participantes vindos de diversas regiões do país, dentre eles, povos indígenas (pankararus, pankararés, potiguaras, tuxás, xukurus e outros), quilombolas, comunidades rurais, movimentos sociais, coletivos de cultura e diversas lideranças sociais. Com o intuito de debater a inclusão digital e as cidades digitais, foi possível uma rica troca de experiências e reflexões.

Ao final dos debates, os participantes aprovaram a Carta do II Seminário “Desafios e Soluções para a Inclusão Digital de Comunidades Urbanas, Rurais e Povos Tradicionais”, que reivindica direitos sociais, acessibilidade e acesso à internet para todas e todos. Nela, é reafirmada a luta pela plena inclusão digital de grupos em vulnerabilidade social, historicamente excluídos digitalmente. A carta também tem a pretensão de estimular o investimento no desenvolvimento da Internet banda larga no país, que é indispensável para que todas as comunidades brasileiras estejam conectadas ao mundo.

Na oportunidade, os povos indígenas que lá estavam representados também lançaram um manifesto ressaltando suas lutas e convocando todos os setores da sociedade para somarem aos ideais de manutenção dos direitos indígenas e em favor da inclusão digital desta população.


Acesse:

Carta do II Seminário Desafios e Soluções para Inclusão Digital de Comunidades Urbanas, Rurais e Povos Tradicionais

Carta dos Povos indígenas pela inclusão digital - Manifesto dos sonhos