Notícias

Hackfest 2017


ANID apoia o combate à corrupção

Começa hoje, 9 de junho, a 3ª edição do Hackfest Contra a Corrupção, em João Pessoa (PB), no Espaço Cultural José Lins do Rego. Iniciativa do Ministério Público da Paraíba(MPPB), Controladoria Geral da União(CGU) e de mais de 30 órgãos governamentais, universidades e entidades que trabalham no combate à corrupção. A ANID colabora com o evento,  por meio do fornecimento do acesso sem fio à internet, com link de 200 Mbps, durante os três dias da maratona.

A 1ª etapa da Maratona segue até domingo(8), reunindo estudantes de diversas áreas, como Tecnologia da Informação, Direito e Mídias, mobilizados em prol de soluções tecnológicas para o combate à corrupção. Também haverá palestras e oficinas.

A ANID apoia toda e qualquer ação de combate à corrupção, um mal que assola o país causando deficiências nas áreas da saúde, educação, e no combate à pobreza. Segundo o Ministério Público Federal, são cerca de R$ 200 bilhões desviados por ano que poderiam servir de investimentos para melhorias na vida da população brasileira. Há também a necessidade de se garantir a condenação por tais crimes, para que o país possa superar este cenário. O Brasil ocupa o 79º lugar  no ranking de corrupção no mundo, segundo a Transparency International, e apenas um pequena parcela dos corruptos é presa.

De outro lado, a ANID também reconhece que a espetacularização nos casos de corrupção tende a prejudicar o andamento das investigações, desviando dos verdadeiros objetivos pela necessidade de resposta à opinião pública. Situações que muitas vezes levam à condenação prévia, sem a finalização dos processos legais causando violações dos preceitos jurídicos básicos. Todas as investigações devem ser rigorosas, imparciais e observar o devido processo legal.

Novas tecnologias: essenciais ao combate à corrupção

Na edição do ano passado, a ferramenta “Por que parou?” foi a grande vencedora do Hackfest. Ela possibilita verificar os valores de licitações e comparar com os de mercado, além de cruzar dados abertos das obras públicas em andamento disponibilizados pelos municípios, estados e governo federal, contribuindo na investigação de obras paralisadas ou em lentidão.

À exemplo desta ferramenta que facilita o acesso à dados abertos, permitindo que qualquer um possa acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado, comprova-se que com o desenvolvimento de novas tecnologias contribuiu para o combate à corrupção - e, assim, contribui também para conquistarmos melhorias nos diversos espaços da sociedade, combatendo os desvios de verbas públicas e cobrando o bom uso do dinheiro que é de todos. Por isso, é indispensável garantir investimentos em projetos que fazem o bom uso das tecnologias e que colaborem com o empoderamento da sociedade civil na luta por seus direitos.

Contribuir e fomentar o desenvolvimento de tecnologias para o bem estar da sociedade também  são compromissos da ANID por um Brasil mais igualitário, para que todos possam vivenciar a inclusão digital, e assim, uma sociedade mais justa e democrática.

Foto da home: Divulgação do evento - Hackfest 2016