Notícias

"Isolamento não faz parte do DNA da Internet"


Marcelo Siena, da Rede Telesul, fala sobre a importância do conceito de compartilhamento na Internet no Road Show Infraestrutura da Internet em Campo Grande - MS

O Road Show Infraestrutura da Internet em Campo Grande - MS, chega ao segundo dia com debates sobre as características da Internet e a importância dos sistemas autônomos

A gerente de Projetos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Elaine Novaki, falou sobre a necessidade da Internet para o desenvolvimento das pesquisas fomentadas pela Fundação. “Por exemplo, a identificação dos animais da atividade pecuária no estado do Mato Grosso do Sul nos campos de pastagem. Pesquisadores estão trabalhando em projetos que mapeiam as rotas desses animais e o uso do GPS para monitorar os dados precisamente, através da Internet, fundamental”, demonstrou Novaki.

Marcelo Siena, presidente do Conselho Superior da Rede Telesul, alertou que, na Internet, quem se isola não se desenvolve. “A mensagem principal que trago aqui é a de que se agirmos como uma ilha, nosso DNA, o DNA da Internet, será comprometido também”. Ele informou, ainda, uqe dados atualizados do Banco Mundial apontam que, a cada 10% de aumento do acesso à Internet, aumenta em 1% o PIB daquela região.

Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), falou das características da Internet, da ausência de hierarquia de governança e sobre a concordância geral de aplicação dos padrões que permitem com que redes isoladas se comuniquem entre si em um ambiente comum, que é a Internet. “A Internet, hoje, conecta cerca de 50 mil redes diferentes no mundo, possibilitando a conversando entre usuários domésticos, empresas, órgãos do governo, instituições jurídicas, universidades, etc., possibilitada pelo consenso geral no uso de padrões”, afirmou Percival.

A programação do Road Show Infraestrutura da Internet em Campo Grande – MS – tem seguimento na sexta-feira com o curso de Fusão de Fibra Óptica.