Notícias

Eleições CGI.br


Presidente da Anid, Percival Henriques, é eleito para o terceiro mandato

O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, Percival Henriques, foi eleito para o terceiro mandato como representante do terceiro setor para o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), período 2017-2020.

Percival Henriques preside a Anid, associação que trabalha para tornar a Internet uma ferramenta acessível para o desenvolvimento social, que completa 10 anos de existência neste ano. A Anid é comprometida com a socialização do conhecimento por meio dos recursos digitais.

O prazo para apresentação de recursos sobre o resultado da votação estará aberto até o dia 14 de maio. A divulgação da lista definitiva será dia 18 de maio.

Representantes eleitos - Terceiro setor:

Thiago Tavares N. de Oliveira 81
Percival Henriques de Souza Neto 50
Flávia Lefèvre Guimarães 42
Tanara Lauschner 36
(Suplente) Washington de Bessa Barbosa Jr. 5

O CGI.br é uma instituição de governança da Internet no Brasil que indica os rumos da rede internacional em nosso país. Tem assento nas principais conferências internacionais sobre Internet e executa políticas nesse setor Brasil na forma de recomendações encaminhadas às Instâncias políticas, governamentais e jurídicas. É composta por integrantes de setores distintos da sociedade. A composição é feita da seguinte forma:

Onze representantes são eleitos a cada processo eleitoral, para mandatos de três anos:

  • três da comunidade científica e tecnológica
  • quatro do terceiro setor
  • quatro do setor empresarial, divididos em segmentos:
  • Provedores de Acesso e Conteúdo da Internet;
  • Provedores de Infraestrutura de Telecomunicações;
  • Indústria de Bens de Informática, de Bens de Telecomunicações e de Software;
  • Setor Empresarial Usuário.

Os representantes indicados pelo Setor Governamental e o representante de Notório Saber em Assuntos Internet completam a composição do Comitê.

Saiba mais no site do CGI:

“O Comitê Gestor da Internet no Brasil tem a atribuição de estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível ".br". Também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet e propõe programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

Os membros do CGI.br se reúnem mensalmente em São Paulo para discutir e gerar consensos em torno do desenvolvimento da Internet no país.”