Notícias

Pautas


Educação musical e tecnologias são pauta na Expotec 2016.

A pesquisa-ação sobre o aperfeiçoamento técnico-interpretativo por meio de gravações audiovisuais realizadas com smartphones foi destaque no sábado (27), na Expotec 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB).

O mestre Vinícius de Lucena Fernandes e os jovens alunos do curso de Música do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Filipe de Medeiros Santos e Perseu Vieira Braz, integram a equipe de pesquisadores. A pesquisa que envolve música e tecnologia vem sendo desenvolvida desde 2013 e caminha no intuito de integrar ferramentas como smartphones aos estudos musicais através do trabalho voltado para a perspectiva do desenvolvimento técnico-instrumental.

A apresentação levou os ouvintes a uma viagem pelas décadas de 20, 50, 60, 70 e 80, através de uma passagem rápida por diversos meios como rádio, cinema, fonógrafos e de como a tecnologia, a música, produção sonora eram exploradas nesses períodos até chegarmos à atualidade.

Segundo o pesquisador Filipe de Medeiros Santos, a Expotec é de grande importância para a divulgação de sua pesquisa por não ser um evento específico para a área musical e por abarcar, em único ambiente, interessados de diversos campos em projetos na área de música e, dessa forma, tornando-se enriquecedor.

Cephas Castro (CPJ-UFPB)/Assessoria Expotec

Foto: Jonathas Germano