Notícias

Veículos autônomos x robôs: quem entrega?


As empresas estão investindo em tecnologia para melhorar processos. Por que não usar isso para entregar pizzas?

Em março, a pizzaria Domino's da Austrália decidiu investir em novas tecnologias para melhorar seu processo de entregas. Na época, a empresa anunciou um veículo autônomo (com a carinha de robô) que poderia ir sozinho até a casa dos clientes para entregar pizzas. 
Para concorrer com a rival, a Pizza Hut Asia anunciou que está testando robôs Pepper, desenvolvido pela Softbank, para pegar pedidos de clientes dentro de unidades da empresa no Japão até o final do ano. A ideia da empresa é utilizar inteligência artificial para, além de anotar pedidos, também ter interação.
A MasterCard também entrou na briga e colocou sua carteira móvel virtual MasterPass dentro do robô. Quando clientes se aproximarem do Pepper, o robô pode ler expressões faciais e entender a linguagem natural.
Máquinas conectadas à internet, incluindo dispositivos portáteis e robôs, podem ajudar empresas a personalizar seus serviços em lojas e melhorar a experiência do usuário com a utilização de algoritmos que realizem ofertas personalizadas no local, por exemplo. Essa é a sugestão de Betty DeVita, diretora comercial da MasterCard Labs, em entrevista publicada pelo Wall Street Journal. 
A ideia da MasterCard é aprender como clientes reagem a essas novas experiências e se eles começam a realizar transações financeiras com as máquinas, disse DeVita. "Nosso interesse é explorar e compreender como um robô humanoide pode oferecer melhores experiências de pagamentos dentro das lojas", completou.
Do itforum365.com.br.
Foto: Reprodução.