Notícias

Anid na ICANN54


Percival Henriques participa da 54° Reunião Pública da ICAAN, em Dublin, pelo CGI.

O presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), Percival Henriques, participa entre os dias 18 e 22 de outubro do ICANN54, em Dublin, na Irlanda. A ICANN é o organização responsável por criar os IPs, endereços de registro de sites na Internet em todo o mundo.

Está é 54ª reunião da ICANN. Todo ano ela realiza três encontros, cada um numa região diferente do mundo, possibilitando a participação de vários segmentos sociais e pessoas de diversos países. É realizado um encontro anual onde são eleitos os novos membros do conselho do órgão. Entre os temas que estão em pauta na ICANN54 estão a atualização e a divisão global dos domínios de Internet, desenvolvimento regional, liberdade e democratização da rede mundial de computadores, entre outros.

A programação do ICANN54 tem várias atividades parelalas, como fóruns, conferências, palestras, workshops divididas em 10 eixos. Há espaço para a participação de representantes de todos os setores sociais, incluindo governos, empresas privadas, organismos de monitoramento da Internet e grupos da sociedade civil.

Fellows

Como uma forma de ampliar o debate e abrir espaço para a diversidade de vozes e perfis na sociedade, o ICANN54 organiza o programa Fellowship (camaradagem, em tradução livre).

Para esta edição, cinquenta Fellows (camaradas) de 36 países foram selecionados para participar do programa de Fellowship. Quatorze ex-alunos do Programa foram selecionados para cobrir a função de Coach (instrutor) para ajudar os 36 selecionados para participar pela primeira vez e para aqueles que participarão pela segunda vez, e prepará-los melhor para essa viagem. Os Fellows representam todos os setores da sociedade, entre eles, o setor civil, de governo, da academia, de negócios, técnico, de segurança, e grupos de usuários finais e grupos de apoio para códigos de países.

Fonte: Site ICANN